Categorias
blog SV HQ nacional Prêmio

Impressões sobre HQ Mix 2008

Saiu a lista dos 60 premiados no 20° HQ Mix, referente a material produzido em 2007. A lista completa você vê aqui, no site oficial do prêmio. A entrega será em São Paulo, nesta quarta, 23 de julho (veja mais abaixo os detalhes). Comento aqui os destaques entre os premiados.

Um dos troféus Grande Contribuição foi merecidamente para o 4° Mundo. Este coletivo de quadrinistas “militantes” agita o mercado independente de HQs: publica revistas impressas e material na Internet (tem muita coisa boa), marca presença em eventos, distribui manifesto… Eles comentaram sobre a premiação aqui. Saiba o que é o 4° Mundo acolá.

Uma das figuras que mais fazem barulho neste coletivo é Cadu Simões, que levou o prêmio de Roteirista Revelação. Confira o trabalho dele nos blogs do Homem-Grilo e Nova Hélade. Talvez mais do que as HQs, a mim me agrada muito o trabalho que ele desenvolve nos blogs e a disposição em melhorar nisso (conheci o figura rapidamente num evento para blogueiros participantes do Blogagem Inédita, evento capitaneado pelo blogueiro Edney Souza, que depois gerou o Blogueiro Repórter) . O roteirista escreveu aqui sobre o prêmio, com seu humor usual. O Desenhista Revelação, Jozz, autor do álbum O Circo de Lucca, também faz parte do 4° Mundo.

O jornalista Paulo Ramos abocanhou o prêmio de Articulista de Quadrinhos e Blog sobre Quadrinhos. Seu Blog dos Quadrinhos já tem mais de dois anos (primeiro post de 25/04/2006) e virou referência pro mercado.

Ainda na linha das notícias, o Universo HQ levou seu oitavo troféu de Site sobre Quadrinhos e a Mundo dos Super-Heróis levou o seu segundo de Publicação sobre Quadrinhos, consolidando definitivamente a revista como a principal publicação impressa do ramo na atualidade (batendo novamente a Wizmania – ex-Wizard Brasil – e filhotes).

Bacana também a premiação de Edição Especial Estrangeira para Persépolis Completo (Cia. das Letras, que corrigiu o erro de produzir os 4 volumes caros individualmente gerando um volume único mais barato) e Web Quadrinhos para o humor sarcástico de André Dahmer e seu Malvados (que já ganhou livro novo neste ano, pela Desiderata). E não podia deixar de ser: o prêmio de Livro Teórico foi para Desenhando Quadrinhos (de Scott McCloud).

Meu último destaque para o troféu de Animação, que foi para o filme Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo. É um incentivo bacana para a produção nacional de animação, que marca o retorno da turminha às telonas e principalmente por se tratar de uma história fechada longa, ao invés de simplesmente agrupar diversos curtas (como Maurício de Sousa já fez bastante no passado).

Pra quem quiser conferir a entrega de prêmios nesta quarta, 23 de julho, eis a programação:

Dia 23 de julho, às 19hs, no Sesc Pompéia
rua Clélia, 93 – Pompéia – São Paulo – SP
tel: (11) 3871-7700
Entrada Gratuita – ingressos na bilheteria meia hora antes do evento

19h – Exibição de vídeos:

  • Documentário Cláudio Seto
  • Clip Los Três Amigos
  • Quadrinhópole
  • Dossiê Rê Bordosa

20h – Entrega dos troféus, com apresentação de Serginho Groisman, show e acompanhamento da Banda JumboElektro/Cérebro Eletrônico e participação dos Parlapatões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *