Categorias
blog SV HQ nacional Independente

Nanquim Descartável 2 – Ótima HQ do Daniel Esteves

Nanquim Descartável n° 2 – Este talvez seja o melhor trabalho que já vi do Daniel Esteves, roteirista e editor da publicação (que tinha a indicação de melhor Roteirista Nacional e melhor Revista Independente pelo n° 1 no troféu HQ Mix deste ano, depois de abocanhar o troféu de Roteirista Revelação em 2007). Vê-se uma evolução em todos os aspectos em relação ao número de estréia (que já era bom).

De cara, a qualidade gráfica da revista (capa em cores e conteúdo em p/b) nos faz esquecer de que se trata de material independente. Os desenhos de Wagner de Souza, Júlio Brilha e Mário Cau combinam muito bem com o estilo de roteiro do Esteves. A arte do Wanderson de Souza funciona muitíssimo bem com a arte-final do Carlos Eduardo e as cores do Wagner de Souza na capa (é uma baita capa!). Só que seu material em p/b no interior da revista (arte-final de Carlos Eduardo e Samuel Bono) acaba não atuando tão harmonicamente com os estilos dos demais artistas, embora mantenha bom nível.

Mas a grande atração é a história. Como no primeiro número, trata-se de uma HQ dividida em capítulos (o que facilita nas mudanças de desenhistas). Novamente vemos uma história despretensiosa com o dia-a-dia da dupla de quadrinistas Ju e Sandra, mais o agregado Tuba. O roteirista encontrou um bom equilíbrio, distribuindo muito bem ao longo das 32 páginas de HQ: questões familiares, saudade, paquera, trabalho, amor, tristeza, responsabilidade e morte, alternando momentos dramáticos e bem-humorados. As situações são interessantes, os diálogos são muito bons, enfim, toda a trama é bem construída, bem desenhada, material engrandecido pela boa produção gráfica.

Se na edição anterior a HQ não demonstrava totalmente seu potencial, neste segundo ela faz o leitor querer muito mais e encher a caixa de e-mails do autor perguntando quando sai a próxima revista. Talvez para preencher o hiato entre as edições, Esteves lançou um blog da série, no qual vai colocar material complementar: www.hqemfoco.com.br/nanquim/. Já estão no ar amostras das duas edições e um trecho do argumento deste segundo número.

Nanquim Descartável n° 2 (independente, com selo do coletivo Quarto Mundo) – Roteiro e edição – Daniel Esteves; Arte – Wanderson de Souza, Wagner de Souza, Júlio Brilha, Mário Cau, Carlos Eduardo e Samuel Bono; formato 16×25 cm, 36 págs, capa colorida, miolo P&B; Preço – R$ 4,00 – www.hqemfoco.com.br/nanquim/ Nota SV: 9 (de 10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *