Categorias
blog SV

Turma da Mônica Jovem 2 (Resenha)

Turma da Mônica Jovem n° 2 (Panini) – Capa coloria e miolo em P/B, 132 págs (120 de HQ), formato 16 X 21,5 cm, R$ 6,40.

Mesmo com os problemas que apontei nesta resenha sobre o primeiro número da revista, parti para a leitura do segundo. Pena, os problemas continuam.

A capa já denuncia que o negócio aqui é uma aventura medieval, calcada em RPG, o jogo de representação (com enredo-manjado padrão com direito a visita à uma taverna genérica e eventuais observações/brincadeiras do Cascão sobre o gênero). Os não iniciados no assunto se lembrarão eventualmente do desenho A Caverna do Dragão (não por acaso, já que se trata de uma produção baseada no mais famoso RPG do mundo, Dungeons and Dragons).

Aparentemente, o que sustenta as vendas é a marca “Mônica”, muito forte graças a décadas de trabalho de Mauricio de Sousa e sua equipe. A arte é tecnicamente boa, com ótima finalização, marca do estúdio. Mas o enredo é fraco e não acrescenta nada, não é nem um pouco inovador. E ainda parece muito infantil pra uma proposta de “envelhecer” não só a turminha como também seu público leitor.

Não vai dar pra continuar encarando a revista enquanto durar o arco “4 Dimensões Mágicas” (que envolve a turminha viajando por mundos diferentes atrás de objetos místicos num contexto que remete aos seriados super sentai como Power Rangers e Jaspion). Quem sabe, o próximo traga realmente histórias que envolvam o cotidiano dos jovens que, sozinho, já é fonte de muita coisa a se contar. Foi assim que a linha infantil se consagrou, aproximando-se da realidade do leitor nacional. Chega de tentar copiar, a turminha não é um bando de super-heróis japoneses. Quem sabe assim aparecerá algo do espírito de Turma da Mônica na revista, ao invés de apenas a marca.

Um último adendo: o número quatro da revista já está nas bancas e o site oficial traz pouco material e praticamente não foi modificado desde que lançado. Pra quem se propõe a se comunicar com os jovens, extremamentes antenados com a Internet, parece falta de atenção.

Nota SV: 4 (de 10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *