Categorias
HQ nacional

Pieces – Dramas cotidianos em HQs de Mario Cau

Pieces n° 1 – De uns tempos para cá ando mais propenso a me interessar por histórias sobre dramas cotidianos e relacionamentos. Isso me fez acompanhar o trabalho dos gêmeos Bá e Moon, do Daniel Esteves e foi o que me atraiu quando fiquei sabendo do lançamento da revista independente Pieces, com roteiro e arte de Mario Cau.

A série, que começou a ser produzida em 2005, ganhou pela primeira vez uma edição especial impressa (é também a primeira publicação solo do quadrinista). A revista reúne oito histórias em quadrinhos (e algumas ilustrações) nunca antes publicadas fora da Internet. Nas palavras de seu autor, Pieces é “uma série de Histórias em Quadrinho que tem como objetivo mostrar pequenos momentos poéticos da vida: pedaços da vida urbana, melancólica, apaixonada…”

Os fragmentos de história (como o título da série denuncia) talvez não sejam para todos os gostos. Elas não têm necessariamente começo, meio e fim delineados e trazem normalmente um tom melancólico que transborda pelos quadrinhos. Isso pode afastar algumas pessoas e fisgar outras, como eu.

A arte, até por ser de períodos distintos da carreira do quadrinista, oscila um pouco. Há páginas melhor acabadas e algumas nem tanto. Mas o resultado do desenho é bom no geral. A capa é particularmente boa e interessante, atraindo até o leitor desavisado.

Tendo acompanhado um pouco do trabalho do Mario Cau via internet e em independentes como a Nanquim Descartável e Café Espacial, devo dizer que a revista é um bom cartão de visitas para quem quer conhecer seus quadrinhos. Em tempo: o autor ainda integra o coletivo Quarto Mundo, o que mostra um pouco de seu engajamento em prol das HQs nacionais. Vale a pena conferir.

Pieces n° 1 (independente, com selo do Quarto Mundo) – Edição, roteiro e arte de Mario Cau; formato 14,6 x 21 cm, 36 páginas, capa colorida e miolo p/b; preço: R$ 5; Blog do autor: www.mariocau.blogspot.comNota SV: 8 (de 10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *