Categorias
HQ nacional resenha

Zoo – Salvem os Humanos!

Nos bastidores de um desfile de moda, circulam animais antropomorfizados. Ísis é só mais uma pantera modelo cabeça-oca em ascenção, que recebe o duro choque de realidade ao saber do chimpanzé ativista Sims a informação de que irá desfilar com roupas produzidas a partir de pele humana. 


Será que os humanos, aqueles seres irracionais que criamos pra abate, deveriam ter mais direitos? Será que Sims conseguirá mais adeptos a sua causa? Que mistérios escondem os manda-chuvas locais? Há vida fora do Zoo? Quem são os humanos-falantes? Se ficou curioso sobre isso… Só lendo mesmo!


Este é Zoo, álbum de quadrinhos de Nestablo Ramos (roteiro e arte) e uma ótima publicação da HQM Editora. Com essa inversão de papéis, o autor traz à tona questionamentos sobre maus tratos a animais, sem ser apelativo e nem panfletário. O discurso ecologicamente correto existe, porém faz parte de uma boa trama que mistura mistério, aventura e pitadas de humor negro, sem maniqueísmo.


O livro é distribuído em quatro capítulos e conta ainda com páginas que supostamente reproduzem propagandas e capas de revistas locais, ajudando o leitor a entrara cada vez mais no clima deste universo. O ritmo da história é bom, sendo que os capítulos, apesar de serem sequenciais, “pulam” trechos da história que passam a ser compreendidas ao longo da leitura, fazendo a história avançar rapidamente. A arte de Ramos é bastante agradável, embora em alguns momentos os cenários e enquadramento deixem a desejar. 


O principal ponto fraco da publicação é o tipo de letra utilizado para o texto, desenhado com ligeiras falhas, que prejudicam a leitura e o fazem destoar do restante da arte. Há ainda momentos, especialmente no início, nos quais há excesso de diálogo por quadrinho, por vezes com “caixonas” de texto que se tornam mais irritantes pelo tipo de letra.


O livro ainda traz esboços do autor e deixa boas pontas soltas para continuação (apesar da história ser completa, ter início, meio e fim). Uma ótima aquisição, com arte bacana, bom ritmo e texto inteligente. 


Zoo (HQM Editora) – Roteiro e arte Nestablo Ramos, 136 págs. coloridas, com duas opções de capa. Preço, R$ 34,90. Leva nota SV 9 (de 10).


Para saber mais sobre o livro e seu autor carioca, radicado em Brasília:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *