Categorias
HQ nacional Prêmio Publique sua HQ

Prêmio Abril oferece R$ 5 mil por personagens de quadrinhos

Em sua segunda edição, o Prêmio Abril de Personagens optou por um caminho diferente da primeira. Não é mais prometida qualquer publicação impressa e o prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) é destinados ao autor (ou autores) como pagamento pela cessão de direitos para exploração econômica dos quadrinhos, da história e do personagem inscritos.

—————————————————————————
—————————————————————————

Tal diferença merece destaque para que ninguém seja surpreendido por deixar de ler o regulamento com o devido cuidado. Nele não constam, por exemplo, a descrição exata de como será esta cessão de direitos (com isso, não é difícil de imaginar que se peça cessão exclusiva de direitos). E só recebe o prêmio quem, além de ter sido selecionado, assinar contrato com a editora concordando com a cessão.

Pense bem antes de se inscrever no concurso, se concordar, vá em frente: prazo até 30 de abril de 2012. O objetivo do prêmio é identificar e divulgar novos personagens e histórias para crianças de 7 a 12 anos de idade, para uso em diversos meios e mídias tanto no Brasil quanto no exterior. O processo envolve 3 fases, não é algo simples.

Na primeira fase, as inscrições propriamente ditas. Devem ser encaminhadas apresentação do projeto, descrição do personagem principal (opcional para secundários) e 3 argumentos de HQs, além de imagens finalizadas do personagem (ou personagens) e um roteiro de HQ de até 8 páginas.

A segunda fase é da seleção, entre 01/05 e 05/08/12, a ser realizada por comissão julgadora (com ao menos 3 julgadores independentes). Três trabalhos serão escolhidos e submetidos a júri popular  por meio do site www.premioabrildepersonagens.com.br.
A terceira e última fase vai de 06/08 a 02/09/12, com publicação semanal de 4 HQs no site, uma de cada finalista, para votação do público. O vencedor será definido levando-se em conta que a votação popular terá 40% do peso na nota final e a avaliação da Comissão Julgadora terá 60%. O resultado será divulgado no site do prêmio em 01/10/2012.

A primeira edição premiou as séries UFFO – Uma Família Fora de Órbita e Garoto Vivo na Villa Cemitério, que vêm sendo publicadas em edições impressas nas bancas desde o final do ano passado.

Regulamento completo e outros detalhos devem ser conferidos no site  www.premioabrildepersonagens.com.br.

E a editora disponibilizou canais para solução de dúvidas:

Telefone: (11) 3037-4661, das 15h às 18h

E-mail: premioabrildepersonagens@abril.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *