Categorias
HQ nacional

10 Pãezinhos – Meu Coração, Não Sei Por Quê (resenha)


No Dia dos Namorados resolvi recuperar o álbum em quadrinhos 10 Pãezinhos – Meu Coração, Não Sei Por Quê, dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, numa resenha. A frase-título extraída da canção romântica já clássica da MPB Carinhoso, de Pixinguinha, não deixa dúvida: trata-se de uma história de amor. 


Publicado em 2001 pela Via Lettera, foi o segundo livro lançado pelos irmãos, tendo sido originalmente concebido como fanzine. Mesmo em início de carreira, já demonstravam a que vieram, fugindo das soluções “fáceis” como o mercado norte-americano de super-heróis (que comportava o trabalho de desenhistas brasileiros) ou o quadrinho tradicional brasileiro de humor, em especial com charge, cartum e tiras. 


Não, o negócio deles era tornar as histórias em quadrinhos mais próximas do cotidiano, falando de situações com as quais conviviam. Histórias longas, se possível (como é o caso desta). Partiam de situações e emoções reais, mas recheavam a trama de elementos de fantasia, sonho e poesia. 


Meu Coração, Não Sei Por Quê tem um enredo simples, porém repleto de pequenos-grandes detalhes que tornam a história mais “real” e ao mesmo tempo em que se convive com situações fantásticas, traços que se tornaram característico do trabalho de Bá e Moon e encantam seus fãs. Um breve conto de fadas moderno sobre dois meninos e uma menina – amigos de infância que acabam se afastando e se reencontrando na fase adulta. O garoto Miro é o ponto central da trama com sua jornada em busca do amor de sua vida.


Os irmãos também dividiram a boa arte P/B da HQ, que já indicava que também teriam sucesso neste quesito. As duas capas que ilustram este post são de edições diferentes.


O caráter universal da HQ propiciou seu lançamento em outros países: saiu nos Estados Unidos (AiT/Planetlar) e Itália (Fazi). No mercado internacional, o título usado foi o nome da menina: Úrsula.

10 Pãezinhos – Meu Coração, Não Sei Por Quê (Via Lettera) – Roteiro e desenhos – Fábio Moon e Gabriel Bá; 74 págs. de HQ P/B; Preço: variado, entre R$ 20,00 e R$ 35,00 – Nota SV: 8 (de 10)



E para embalar os corações, fiquem com Carinhoso, com voz de Marisa Monte e violão de Paulinho da Viola.


Leia aqui outras resenhas sobre HQs de Bá e Moon:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *