Categorias
eventos

Gibiteca Henfil: Evento de quadrinhos celebra Mês da Cultura Independente


A Gibiteca Henfil – localizada no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista – criou uma programação especial referente à produção de histórias em quadrinhos, integrada às comemorações do Mês da Cultura Independente. São atividades abertas ao público, gratuitas,com direito a encerramento com o quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli.

Confira as cinco mesas de bate-papo:


# 5 de setembro (quarta) – 20h – Fanzine New School – A nova escola
As modernas técnicas utilizadas na produção de fanzines 
com Cynthia B. – Quadrinista, trabalha na produtora de desenhos animados Toscographics. Publicou nas revistas Tarja Preta, Prego, Machado e Calendário Pindura, além de editar e publicar a revista Golden Shower.



# 6 de setembro (quinta) – 20h – Fanzine Old School – A velha escola
As técnicas tradicionais para criação de fanzines, como stencil, colagens, nanquim e aquarela, entre outros.
com Rodrigo Okuyama – Ilustrador e arquiteto (formado na FAU-USP). Produziu zines de quadrinhos e trabalhos voltados para crianças, entre eles as ilustrações para o livro Horror, humor & quadrinhos: as vítimas do mico contra o trio terror (Ática).


# 12 de setembro (quarta) – 20h – Fanzineiros do século passado – capítulo 2

Apresentação do capítulo 2 do documentário homônimo, que trata do fanzine a serviço do rock, os fanzineiros deste século e os estímulos para a produção impressa, seguido de bate-papo com o autor.
com Marcio Sno – Jornalista e fanzineiro, nos anos 1990 editou os zines Aaah!!, Don’t Worry!!, Ejaculação Precoce, Lady Die! e Pleasure. Participou de coletivos como Bodega, Medonho!, Os Mardito, entre outros. Fez ainda ilustrações para inúmeras bandas e fanzines.


# 19 de setembro (quarta) – 20h – Webcomics – Os quadrinhos na Internet
Uma palestra/oficina que trata do planejamento e a periodicidade dos trabalhos, as melhores maneiras de divulgação na internet e como trabalhar as webcomics nas mídias sociais.
com Fábio Coala – Ilustrador e quadrinista. Formado em Publicidade e Propaganda, já trabalhou como diretor de arte e é o autor do blog de tiras Mentirinhas.


# 26 de setembro (quarta) – 20h – Lourenço Mutarelli
Uma conversa com o grande quadrinista, escritor, roteirista teatral e ator – autor de Diomedes – A Trilogia do Acidente (HQ) e O Cheiro do Ralo (literatura), entre outros livros – que iniciou sua carreira em fanzines e publicações independentes. 
Imperdível, hein?

(E se quiser saber um pouco do que aprendi com Lourenço Mutarelli (em workshop, palestras e leituras) leia este outro post)


Local das atividades:

Gibiteca Henfil
No Centro Cultural São Paulo – Praça Mário Chamie (Bibliotecas)
Endereço: Rua Vergueiro, São Paulo – SP (Metrô Vergueiro)
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos

As informações sobre este evento também estão no site do Centro Cultural São Paulono Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *