Categorias
Filmes HQ nacional

Mesa para Dois: curta-metragem baseado em HQ dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá tem Lourenço Mutarelli em cena (vídeo completo)

No texto que encerra o livro da HQ Mesa para Dois, Gabriel Bá conta como a ideia para a história partiu da vontade dele e de seu irmão Fábio Moon a inscreverem num edital do governo, que aceitava quadrinhos. Mais do que a premiação em dinheiro, era bacana saber que a obra teria tiragem de 300 mil exemplares, distribuída pelo programa Literatura para Todos pelo Brasil inteiro. A história não ganhou o concurso, mas acabou sendo lançada como livro pela editora Devir em 2006.

Anos depois, um novo edital. Mas desta vez o diretor  Amilcar Oliveira conseguiu emplacar o curta-metragem que dirigiria, baseado exatamente em Mesa para Dois (a tal HQ mencionada acima) num prêmio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Feito com a bênção dos irmãos quadrinistas, conta a vida de uma garota que tem as tardes livres e um escritor que  quer ouvir as histórias dela, em busca de inspiração para escrever. Uma singela história cotidiana, com um tanto de romance, bem a cara dos irmãos Bá e Moon.

Tem mais: o livro foi dedicado ao quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli. E para o filme, uma felicidade ele ter topado assumir o papel do escritor sr. Milo, cujos traços na HQ se basearam exatamente em sua imagem. O resultado? Você vê na íntegra abaixo.

O curta metragem de Amilcar Oliveira é uma transposição quase literal da HQ, em seus quase 24 min. O diretor observou características especificamente cinematográficas (em especial no quesito “tempo” da ação), mas também há de ser ressaltado o fato do original a narrativa original já se assemelhar (ainda que involuntariamente) a um story board.

Nataly Cabanas, que interpreta a protagonista, está muito bem, se vê que “abraçou” o projeto. Mas uma ótima surpresa é notar como Lourenço Mutarelli está bem desenvolto como ator, depois de pequenos papéis que fez aqui e acolá. É uma habilidade que definitivamente adiciona a seus quadrinhos, literatura e peças teatrais. Para olhos atentos, uma rápida participação dos irmãos Bá e Moon como clientes do bar.

Pra quem curtiu a música do filme, existe um clipe que pode ser visto e ouvido no Youtube.

Uma resenha sobre a HQ original Mesa para Dois foi publicada anteriormente aqui no blog.

Veja também no blog dos irmãos os posts sobre o lançamento do curta e estes aqui e aqui por ocasião do lançamento da HQ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *