Categorias
Itaú Cultural

Laerte, Mutarelli, Rafael Coutinho, DW e Manu Maltez: quadrinistas em cena


AuTORES EM CENA é um evento do Itaú Cultural no qual autores, em geral escritores, poetas, vivem seu dia de atores sob direção de profissionais do teatro. Para a quinta edição, que acontece nesta semana, de 12 a 14 de abril, na sede do instituto, em São Paulo, uma novidade: um dia dedicado a quadrinistas em cena. 



Será no sábado, 13 de abril, com entrada grátis: marquem na agenda! A curadoria do evento é do escritor Marcelino Freire.

O quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli, que também trabalha com as artes cênicas e audiovisuais, dirige um espetáculo no qual apresenta dois artistas de geração mais recente: DW Ribatski e Manu Maltez, dupla que também flerta com a música.

 

E o grande Laerte se une a seu filho Rafael Coutinho para encenar um texto especialmente produzido para o evento. A direção é de Fernanda D’Umbra.
Serão apresentações únicas, então se prepare pra chegar cedo e garantir seu ingresso (as entradas são gratuitas e começam a ser distribuídas 30 min antes do espetáculo, mas sujeito à lotação da sala, claro).


Tenho o privilégio de mais uma vez me envolver num evento relacionado a artistas das HQs pela produção do Itaú Cultural. Mas a programação vai além disso, abre com homenagem ao falecido autor e ator Alberto Guzik, com Satyros e Micheliny Verunschk (na sexta) e encerra com uma disputa de poesia promovida pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Mais abaixo, as informações sobre o dia com quadrinistas. Para a programação completa, visite o site do Itaú Cultural. E pra esquentar os motores, veja no canal do instituto no Youtube os vídeos de edições anteriores do evento.  Este logo abaixo é de outro espetáculo com Mutarelli, na Flip em 2011.




AuTORES EM CENA
 
13 de abril (sábado) – dia de espetáculos com quadrinistas
20h (duração aproximada 30 minutos por ato)
Erre de Rosto
Dirigida por Lourenço Mutarelli, com atuação dos desenhistas DW e Manu Maltez
As Joias
Dirigida por Fernanda D’Umbra e com atuação dos quadrinistas Laerte e Rafael Coutinho
 
Itaú Cultural – Sala Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, São Paulo – SP
 
Entrada franca (ingressos distribuídos com 30 minutos de antecedência)
Classificação indicativa: 16 anos

Confira a programação completa do evento no site do Itaú Cultural.



Sobre os participantes:

DW Ribatski, em foto de Julia Rettman
DW Ribatski Nasceu em Curitiba em 1982. Desde sempre desenhou, principalmente quadrinhos. Faz diversos trabalhos de ilustração editorial, capas de livros, discos. Lançará um livro de quadrinhos pela Companhia das Letras, em parceria com Emilio Fraia, intitulado Campo em Branco. Lançou os quadrinhos La Naturaleza, pela Cachalote; Vigor Mortis, pela Quadrinhofilia, e Como na Quinta Série pela Balão Editorial.

Fernanda D’UmbraÉ atriz, diretora, roteirista e vocalista da banda Fábrica de Animais. Nascida em 1971, atuou em mais de 70 espetáculos de teatro e dirigiu 18 peças até a presente data. Fez um número incontável de shows com sua banda e escreveu três séries para a TV. Escreve emwww.semgelo.zip.net . No AuTORESEM CENA, dirigiu anteriormente espetáculos com os autores Índigo e Ivana Arruda Leite (2006) e João Gilberto Noll (2011).
Laerte, clicado por Ivson Miranda em entrevista no Itaú Cultural

LaerteNasceu em São Paulo em 1951. Foi um dos criadores da revista Balão (quadrinhos) e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos). Publicou trabalhos n’O Pasquim, O Bicho, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, onde publica suas tiras até hoje, e em outras revistas. Editou a revista Piratas do Tietê – também nome da tira diária que produz para a Folha. Participou da redação de programas da Rede Globo: TV Pirata, TV Colosso e Sai de Baixo. 

Lourenço MutarelliIniciou sua carreira artística nos fanzines e histórias em quadrinhos. A partir de 2002, ingressou na carreira literária com O Cheiro do Ralo. Nos últimos dez anos, dedicou-se ainda ao teatro e ao cinema com adaptações de suas obras. Em 2005, seu texto O Que Você Foi Quando Era Criança foi indicado ao Prêmio Shell e, em 2009, ganhou o 3° lugar no Portugal Telecom pelo livro A Arte de Produzir Efeito Sem Causa. A peça Erre de Rosto é sua segunda participação na direção na série AuTORESEM CENA (dirigiu Xico Sá no espetáculo Segundo Ato em 2010), além de ter atuado sob direção de Nilton Bicudo em O Outro (em 2010 e adaptado para a Flip em 2011).

Manu Maltez, em foto de Mayra Azzi

Manu Maltez – Nasceu em São Paulo em 1977. Artista plástico, músico e escritor. Tem dois discos lançados: As Neves do Kilimanjaro e Esse Cavalo Morto no Jardim. E três livros: O Diabo Era Mais Embaixo, Meu Tio Lobisomem – Uma história Verídica e O Corvo (este, ganhador do Prêmio Jabuti na categoria Ilustração). Trabalha em uma adaptação de seu último livro O Diabo Era Mais Embaixo para um DVD, musical que envolve cinema e animação, a ser lançado pelo SESC.

Rafael Coutinho, por Rafael Roncato
Rafael Coutinho – Designer, animador, artista plástico e quadrinista. Nascido em São Paulo, tem 29 anos e se formou em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Produziu curtas-metragens como animador e diretor (Aquele Cara, 2006) e participou de publicações como quadrinista (Bang Bang, 2005). Foi integrante do grupo Base-V. Como artista plástico, faz pinturas e esculturas para a Galeria Choque Cultural. Lançou o álbum de história em quadrinhos Cachalote, em colaboração com Daniel Galera. Produz atualmente a segunda temporada da webcomic O Beijo Adolescente, financiada por meio de crowdfunding.



 
 
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *