Categorias
eventos Itaú Cultural

Revisitando a Ocupação Angeli (vencedora do HQ Mix 2013)

A organização do Troféu HQ Mix 2013 divulgou a lista de indicados para este ano. E lá estava a Ocupação Angeli entre as indicações na categoria Exposição!

[Atualização: foi a vencedora do prêmio!!!]

Ser indicado ao HQ Mix significa um reconhecimento do júri, formado por profissionais ligados aos quadrinhos. Diferente de outras premiações, ser indicado significa que o nome constará na cédula de votação (embora os eleitores possam votar até mesmo em não-indicados, utilizando a opção “Outros”). Veja no blog do troféu a lista geral e também a específica para webcomics.

Pois estávamos lá, em abril de 2012, com a Ocupação Angeli firme e forte no Itaú Cultural, aqui em São Paulo. Tinha começado em 16 de março e encerraria no final de abril. Mas o sucesso foi tanto que nos levou a uma prorrogação até 6 de maio, com direito a inserção na Virada Cultural, bem no último dia da mostra. Foi a primeira Ocupação a ser prorrogada e bateu recorde de público na ocasião.

A exposição, sob curadoria de Carolina Guaycuru e cenografia e Patrícia Rabbat, foi o ponto alto do evento, que contava ainda com um hotsite (ainda no ar, com diagramação diferente, integrando o hotsite geral da série Ocupação) e ainda ganhou uma programação paralela de cinema e uma série de entrevistas com quadrinistas, gravadas no auditório do instituto, abertas ao público.

Neste último item, seriam apenas dois dias de entrevistas com Luiz Gê, Laerte, André Dahmer e os gêmeos Bá e Moon, mas tudo conspirou pra que fosse possível a entrevista também com Angeli. Rolou numa sessão especial à meia noite, com direito à exposição aberta até a uma da manhã, integrando à programação da Virada Cultural. Todas as entrevistas estão no canal do instituto no Youtube e você pode conferir neste post.

Foi um daqueles momentos nos quais pude conectar ao máximo minha paixão pelos quadrinhos com o trabalho que desenvolvo na produção do Núcleo Audiovisual e Literatura do instituto. Uma coisa foi puxando a outra, de forma que conseguimos produzir diversas ações ligadas à HQs (a mais recente delas, o dia dos quadrinistas no AuTORES EM CENA)… Pois se em 2009 meu foco foi a indicação da Front Especial – 100 anos de Imigração Japonesa (que trazia um conto meu), a torcida nesta edição do HQ Mix vai toda pra Ocupação Angeli! E você, vai se unir a esta campanha?

Pra terminar as recordações, seguem abaixo algumas imagens da ocupação Angeli (outras estão no post do ano passado). Produzi também um clipezinho em vídeo com um making of da exposição, inédito, especialmente pra este post.

Os Skrotinhos convidavam à visita, na parte de fora do instituto (esta, a versão  para o último final de semana da mostra, com a entrevista com o artista)
Angeli estava presente também em vídeos pela exposição
A arte do Angeli, presente até na parede de créditos

E este é o clipe – making of que produzi. Clique pra assistir

E você, visitou a exposição da Ocupação Angeli? Participou de alguma atividade?
O que achou?
Deixe seu comentário!Leia mais:

Mais sobre Angeli

Hotsite da Ocupação Angeli

Entrevistas em vídeo com Angeli, Laerte, André Dahmer, Luiz Gê, Fábio Mooe e Gabriel Bá (programação paralela)

Programação da mostra de cinema (programação paralela)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *