Categorias
Editorial HQ Quadrinhos e Educação

SaposVoadores recomendado em blog sobre Educação

Descobri por estes dias, navegando na internet que o SaposVoadores foi novamente indicado em material relacionado a Educação, o que sempre muito me alegra.

Desta vez foi a indicação de um de nossos posts como material de referência para criação de quadrinhos, sugestão da professora Janaína Chechet,  no Espaço das Palavras Cadentes. O blog é parte integrante do Programa de Formação de Educadores à Distância Melhor Gestão, Melhor Ensino, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato de Souza (Limeira-SP) para professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de São Paulo.

Espaço das Palavras Cadentes

Nosso post citado foi o de elementos básicos para criação de HQs, como material de referência para um projeto em desenvolvimento (veja o link).

Muito bacana saber que o SaposVoadores anda ajudando professores por aí, ainda mais considerando a intenção do blog em questão: “Nosso objetivo é divulgar experiências de leituras, ideias e dicas que estimulem o amor pelas palavras. Se o seu interesse é conhecer e entender as palavras cadentes, venha e as ame conosco!”

Agradeço à professora Janaína e ao Espaço das Palavras Cadentes pela recomendação. Eu estava mesmo planejando mais posts aqui no estilo “como fazer quadrinhos”, saber da referência deu uma animada…

A indicação se une à da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, que selecionou anteriormente um de nossos posts para a série Lições do Rio Grande para 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental (Cadernos do Professor e Aluno, 2009).

Aproveito para lembrar aos leitores em geral: se quiser um dica específica, sugerir um tema relacionado, ou tiver uma dúvida, deixe um comentário neste post!

2 respostas em “SaposVoadores recomendado em blog sobre Educação”

Caro Ricardo,

Seu blog foi uma descoberta muitíssimo feliz para mim.
Sou professora de Língua Portuguesa e de Inglês na Escola Estadual Paulo Chaves, em Limeira-SP.
Ensinar Inglês para o Ensino Médio Noturno é uma tarefa árdua… a maioria dos meus alunos tem pouca ou nenhuma noção e interesse pelo idioma.
No ano passado, após assistir a este clip http://youtu.be/5FlQSQuv_mg da música Payphone, da banda Maroon 5, tive a ideia de pedir para os meus alunos produzirem histórias em quadrinhos a partir de músicas que eles gostassem. Surgiu assim o projeto “Music in Comic”. Resumidamente o projeto conta com três fases: revisão dos tempos verbais em Inglês, estruturação dos elementos da história em quadrinhos e produção escrita a partir da música. Quadrinhos, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Inglês estão sempre presentes nos vestibulares e no ENEM. Como nosso currículo oficial não trás quadrinhos para a 3ª série do Ensino Médio, é uma excelente forma de trabalhar essa habilidade, pois a gente nunca esquece de uma coisa que faz.
Seu blog foi o material de apoio que utilizamos para a estruturar o gênero HQ. Além de recomendá-lo no blog, utilizei suas publicações em sala de aula.
No ano passado, saíram trabalhos lindos!
Desde ano, ainda estou corrigindo, mas os resultados também foram ótimos. Mudamos um pouco o critérios, e todos os grupos trabalharam com a música “Summer Nights”, do filme Grease. Assim que terminar as correções, vou escanear alguns trabalhos e postar no blog.
A internet é uma poderosa aliada da Educação, desde que nós, educadores, orientemos nossos alunos, para, ao navegarem, procurarem e encontrarem informações confiáveis. Seu blog foi um achado!!!
Obrigada.

Professora,
Agradeço muitíssimo pelo esclarecimento e tudo mais.
Eu mesmo me utilizei bastante dos quadrinhos quando estava aprendendo a ler, é uma ferramenta poderosa pra isso!

Não é demais lembrar que vocês têm canal aberto aqui pra tirar dúvidas ou trocar experiências sobre quadrinhos (basta deixar o recado aqui como comentário). Até mesmo se precisar de outras dicas.

Uma sugestão que dou é que hoje em dia é bem fácil o processo usar fotos pra montar HQs (pra quem não quer desenhar), como estou fazendo nesta série experimental no link https://www.saposvoadores.com.br/euvejohqs/ .

Outra indicação é este blog http://www.quadrinhosrasos.com/ , que publica quadrinhos livremente inspirados em música.

Bom, se mais adiante alguns de seus alunos se interessarem em publicar os trabalhos produzidos aqui no blog voltamos a conversar, posso produzir um post especial a respeito.

Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *