Categorias
blog SV Como Fazer Quadrinhos Quadrinhos independentes quadrinhos periféricos vídeos

Narrativas Periféricas: vídeos sobre como fazer quadrinhos

Dar oportunidade, formação e potencializar as vozes de autores de quadrinhos de comunidades periféricas. Esse foi o mote de Narrativas Periféricas, um projeto da Perifacon, Editora Mino e Chiaroscuro Studios, que teve uma convocatória, um processo de formação de 8 meses com os autores selecionados e uma campanha de financiamento coletivo (via Catarse) que atingiu a meta e viabilizou o lançamento dos livros de HQ, resultantes desse processo.

Os 6 livros lançados mostram uma boa diversidade de estilos e temas. Os títulos são: ARIEL, de Gabu Brito (52 páginas), FAZER O QUÊ? A GENTE VIVE NUM VERME…, de Kione Ayo (56 páginas), I.M.O., de Eryk Souza (56 páginas), LA VIE EN ROSE, de Arthur Pigs (64 páginas), PARALISADOR, de Isaque Sagara (40 páginas) e SHINOBI, de Isaac Santos (40 páginas). Você pode saber mais sobre os quadrinhos e comprá-los (em pacote ou de forma individual), direto no site da editora Mino

Mas uma parte bastante valiosa desse processo está disponível gratuitamente no canal do Youtube da editora. São registros em vídeo de 8 aulas selecionadas do o processo de formação com os autores, realizado pela editora-chefe da Mino, Janaína de Luna, e artistas convidados. Uma bela oportunidade de aprender mais sobre o processo de como fazer quadrinhos, tanto do ponto de vista de realização criativa, como o de questões editoriais.

Eventuais problemas técnicos (principalmente em relação ao som) são totalmente secundários, diante da possibilidade de conferir quase 23h de conteúdo altamente relevante para quem almeja aprender a fazer histórias em quadrinhos, ou estudar mais sobre as preocupações e processos de criação da nona arte. Além de ser um registro histórico deste projeto incrível de incentivo à produção de quadrinhos, uma oportunidade para que artistas periféricos desenvolvam suas capacidades criativas e ainda encontrem seu público já com uma obra publicada.

Assista a seguir a playlist de Narrativas Periféricas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *