Categorias
blog SV HQ

Caminhos da HQ: série retrata a cena contemporânea dos quadrinhos nacionais

Apesar da pandemia, que tornou a nossa vida bem imprevisível desde o início de 2020 (aliás, que tornou o próprio ato de viver imprevisível), ainda tive momentos a celebrar, neste passado recente. Um deles foi a publicação das duas mais recentes temporadas da Caminhos da HQ, série de entrevistas que produzi e pautei pelo Itaú Cultural. 

Tem sido um prazer enorme produzir a série – agora com três temporadas publicadas no Youtube (a primeira delas, gravada em 2016). Temos tido a oportunidade de dar voz e espaço para artistas contemporâneos dos quadrinhos tratarem de suas obras e trajetórias. E também refletir um pouco sobre a cena atual das HQs no Brasil, com alguns episódios temáticos que destaco neste post.

Produção Independente abriu a série, com um panorama da cena contemporânea dos quadrinhos no país. O programa dialoga com o de tema Público, mostrando um pouco da relação entre autores e fãs (em tempos não pandêmicos).

Os programas sobre Mulheres e HQs e Representatividade abordam questões fundamentais que extrapolam o universo dos quadrinhos.

E destaco ainda os programas sobre Edição e outro com trajetórias de três editores de HQs em diferentes estágios de carreira: Sidney Gusman (Graphics MSP e Universo HQ),  João Varella (Lote 42) e Ramon Vitral (Vitralizado).

São só algumas dicas. Assista outros episódios da série Caminhos da HQ nesta playlist.

E confira também outros vídeos sobre quadrinhos do Itaú Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *