Primeiro, é ótimo saber que um dos maiores quadrinistas brasileiros resolveu retornar à nona arte, depois de se enveredar pela carreira literária, ter livro adaptado ao cinema e até atuar como ator. Tive a oportunidade de conhecer Mutarelli num workshop de roteiro. Na ocasião, ele acabara de lançar o livro O Cheiro do Ralo e tomava gosto pela literatura, pela forma como foi bem acolhido pelo meio literário. Ao mesmo tempo, se queixava do trabalho árduo para desenhar cada quadrinho e cada página. Parecia destinado mesmo a abandonar às HQs.
Mas, como ele mesmo diz (por conta de problemas de saúde como a síndrome do pânico, que teve no passado) os quadrinhos tinham lhe salvo a vida, lhe dando sustento e uma forma de sair de seu isolamento. Esta dívida de gratidão talvez tenha pesado no retorno. Além da atuação no jornal O Estado de S.Paulo há outros projetos em andamento, como o mencionado pelo jornalista blogueiro Paulo Ramos aqui e uma página autobiográfica em cores na edição de março da revista Personnalité, como escreveu no Twitter Gonçalo Junior, editor da publicação e autor de A Guerra dos Gibis.
Confira aqui a reportagem sobre o anúncio da série Ensaio Sobre a Bobeira feita com Mutarelli pelo jornalista Jotabê Medeiros, do Estadão, e uma versão em vídeo da mesma matéria logo abaixo. E neste link, a reportagem com Quintanilha.