Navegando pela internet me deparei com o site da Bedeteca de Lisboa, ou seja, uma gibiteca, como é conhecida no Brasil.
O site é muito bacana, vale muito a sua visita. Além da programação da sede, traz algumas seções fixas bem interessantes.
A que chama mais atenção é a Bedeteca Ideal, uma lista com quadrinhos sugeridos para serem incluídos em bibliotecas públicas ou particulares. Separados em 17 temas estão publicações diversificadas como Spirit e Quadrinhos e Arte Sequencial (Will Eisner), A Liga dos Cavalheiros Extraordinários (Alan Moore), Asterix (Uderzo e Goscinny) Corto Maltese (Hugo Pratt), Bone (Jeff Smith), Tintim (Hergé), Drunna (Serpieri) e Homem-Animal (Grant Morrison). Material infantil, juvenil, super-heróis, adaptações literárias e até erotismo. Bem diferente da perseguição aos quadrinhos por aqui, hein?
Destaque também para a seção BDBoom, com uma série de arquivos em PDF para download com material que visa a difusão dos quadrinhos como instrumento pedagógico. O primeiro deles é, inclusive, feito na linguagem dos quadrinhos.
Então, sem mais delongas, dê um pulo lá no site pra conferir como nossos caros portugueses tratam bem a banda desenhada.