Amarelo Seletivo | HQ

Amarelo Seletivo conta a história de André, um garoto brasileiro, neto de japoneses, que está aprendendo a lidar com o preconceito que sofre por sua origem. Ao mesmo tempo, busca aprender mais sobre si mesmo e sobre a terra dos seus avós: Okinawa.

Uma história em quadrinhos nipo-brasileira, contada em estilo mangá, com roteiro de Ricardo Tayra e ilustrações de TalessaK. Vencedora do 16th Japan International Manga Award – categoria Bronze, premiação internacional promovida pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, voltada a mangás produzidos fora do país.




 

Amarelo Seletivo é uma revista independente, edição de seu próprio autor, a primeira do selo SaposVoadores Quadrinhos. A impressão foi viabilizada por meio de duas campanhas de financiamento coletivo: mais de 650 exemplares já foram garantidos pelos mais de 350 apoiadoras e apoiadores da HQ.   A revista tem 20 páginas coloridas (18 de quadrinhos), formato A5 (meio sulfite, 14,8 X 21 cm) e sentido de leitura ocidental (da esquerda para a direita). Lançamento: dezembro de 2021. Pode ser adquirida neste link. Quem estiver na cidade de São Paulo, pode também encontrar a revista na UGRA, loja especializada em quadrinhos: UGRA – Rua Augusta, 1371, loja 116 – São Paulo, SP – CEP: 01305-902. Telefone: (11) 3589-5459.  


OS AUTORES

Ricardo Tayra é sansei (neto de japoneses), jornalista, produtor cultural e roteirista. Responsável pelo roteiro e edição de Amarelo Seletivo, sua primeira HQ autoral. Já roteirizou para o Instituto dos Quadrinhos e escreveu para publicações sobre quadrinhos e cultura pop, como o site Universo HQ. Pelo Itaú Cultural, atuou na curadoria e produção executiva de programações sobre HQs, como a feira Banca de Quadrinistas, a série Caminhos da HQ e as exposições do programa Ocupação que homenagearam Laerte, Angeli e Glauco (vencedoras do Troféu HQ Mix). Estudou roteiro e HQs com Lourenço Mutarelli e Klebs Junior e edição de quadrinhos com Sidney Gusman, Cassius Medauar e Guilherme Kroll.

TalessaK é yonsei (bisneta de japoneses), ilustradora convidada para as artes desta HQ. Artista visual, quadrinista, roteirista, desenhista e ilustradora, produz publicações infantis, animações clássicas e histórias em quadrinhos. Seu curta de animação independente Yayá integra o acervo da Casa de Dona Yayá (CPC-USP). Autora de HQs independentes como: Ira dos Ventos, Sobre Trilhos, Cinco Vermelhos, Minski e Deimos e Phobos (indicada ao Troféu HQMIX 2021, categoria Publicação Independente – Edição Única). Participou também de diversos eventos e também coletâneas, como Gibi de Menininha (Zarabatana), vencedora do Troféu HQMIX – Publicação Mix.


NA MÍDIA

Ouça entrevista com os autores Ricardo Tayra e TalessaK sobre Amarelo Seletivo e suas trajetórias, no CrásCast.
Assista a um debate online sobre preconceito racial, com a participação de Ricardo Tayra, promovida pela  AOKB – Associação Okinawa Kenjin do Brasil e CCOB – Centro Cultural Okinawa do Brasil
– A HQ Amarelo Seletivo destacada em veículos especializados em quadrinhos e cultura pop:

Universo HQOmelete | Fora do Plástico| Afronerd

  Confira os agradecimentos da HQ Amarelo Seletivo.
Leia sobre o processo de doação de exemplares da revista, viabilizado pelos apoiadores da HQ!