Comemore o Dia do Quadrinho Nacional: 30 de janeiro

Angelo Agostini

Quadrinistas, fãs e aficcionados em efemérides comemoram dia 30 de janeiro o Dia do Quadrinho Nacional. A data, instituída nos anos 80 do século passado, foi uma escolha da Associação de Quadrinistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC-SP) em homenagem à primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, em 1869.

Tal publicação é tida como a primeira história em quadrinhos nacional, produzida pelo cartunista italiano radicado no Brasil, Angelo Agostini. O marco é anterior à aparição de Yellow Kid, personagem norte-americano criado por Richard Outcault que surgiu em 1895 e é reconhecido no mundo todo como a primeira HQ já publicada.

Colocando à parte tal discussão (meio que Santos Dumont X irmãos Wright), é fato que ambos os autores e personagens tiveram seu papel pioneiro dos quadrinhos nos primórdios da imprensa no final do século XIX, embora mesmo no Brasil a figura de Agostini ainda não seja amplamente reconhecida. Isso pode mudar com a ampla difusão de eventos que remetem ao Dia do Quadrinho Nacional (ainda que nem todos sejam realizados em 30 de janeiro, alguns até usam “mês do quadrinho nacional”…).

Pois a data traz consigo a memória do autor, que também é reverenciado com a entrega anual do Troféu Angelo Agostini, outra criação da AQC-SP que chega este ano à sua 29ª edição. Diferente do HQ Mix (prêmio nacional do ramo mais conhecido no país), este troféu tem votação completamente aberta ao público. Os vencedores de 2013 já são conhecidos:

  • Mestres: Marcos Maldonado, Júlio Emílio Braz, Jô Fevereiro


Os troféus serão entregues em cerimônia em São Paulo em 2 de fevereiro, no Memorial da América Latina. Confira nos links abaixo, organizados por cidade, alguns dos eventos que se espalham pelo país em celebração ao Dia do Quadrinho Nacional.