Apesar do nome, a Comic Con Experience, que acontece de 4 a 7 de dezembro de 2014 em São Paulo, não é um evento que tem nos quadrinhos seus principais protagonistas.
De fato, o termo “comic con” se refere à expressão “comic convention”, ou seja, uma convenção de quadrinhos. E um evento voltado para fãs de quadrinhos trocarem experiências aconteceu em 1968 em Birmingham, na Inglaterra. É tido como o mais antigo a se valer da expressão, mas outros similares se multiplicaram. E, aos poucos, começaram a englobar cinema, TV, games e outros elementos da Cultura Pop. As mais conhecidas atualmente são as comic cons dos Estados Unidos nas cidades de San Diego, Salt Lake City e Nova York.
A Comic Con Experience não se apresenta como associada a nenhuma dessas versões estrangeiras. Mas bebe na mesma fonte das “colegas” norte-americanas, buscando trazer ao país um pouco da experiência deste tipo de evento (daí o “experience” no nome).
Por isso os convidados mais esperados do grande público são atores e outros profissionais oriundos do mercado audiovisual, em especial cinema e séries (fãs de Senhor dos Anéis e Game of Thrones estão na expectativa desde o anúncio do evento). A turma dos games também representada.
Os quadrinhos propriamente ditos talvez sejam o “primo pobre” quando se compara a tais indústrias gigantescas. Em especial no Brasil, onde o mercado de quadrinhos é pequeno e bem longe de poder ser chamado de indústria. Mas estão presentes em palestras, master classes, sessões de autógrafos…
Talvez seja no “corpo a corpo” das mesas de artistas o destaque desse tipo de evento. Eles estão lá à disposição para o contato com o público. Para um autógrafo, mas principalmente para trocar ideias. A profissão de quadrinista pode ser muito solitária às vezes. A figura do artista muitas vezes nem é conhecida pelo leitor. Esse foi o tipo de ação mais energizante quando estive no meu último grande evento, o FIQ 2013, que me levou a Belo Horizonte há pouco mais de um ano . Taí uma oportunidade rara, tem que ser aproveitada.
O evento também promete boas conversas voltadas ao mercado. Os auditórios Ultra e Business estarão repletos de atividades, tanto para quem quer se desenvolver como artista, como para quem pensa no negócio por trás deste tipo de atividade. Tais atividades são fundamentais para desenvolver profissionais e, consequentemente, o mercado nacional. E não apenas das HQs, mas do entretenimento em geral.
Já tivemos em novembro a Brasil Comic Con (originado de um evento ligado a mangás e cultura pop japonesa). Mais este agora em dezembro (que promete nova edição em 2015). Então agora é torcer pra que renda frutos e que realmente crie uma experiência positiva tanto para fãs quanto para criadores da cultura pop nacional. Este é o caminho: unir forças.
Confira todos os detalhes da Comic Con Experience no site oficial. E atenção: as vendas de ingressos online se encerram nesta terça, 2 de dezembro!
Compartilhe conosco sua expectativa sobre o evento, ou opinando sobre o que conferir por lá: deixe aqui um comentário.
E acompanhe o que rola sobre a #CCXP nas redes sociais.