Cristina Eiko, mais conhecida como Cris Eiko, é ilustradora e animadora. Produz desde 2011 Quadrinhos A2, uma divertida série independente de livros e revistas, que divide com seu parceiro criativo e de vida, Paulo Crumbim, na qual retratam o cotidiano do casal e de seu cachorro Pino. A série já ganhou troféu HQ Mix (categoria de Publicação Independente de Autor).
A dupla também é responsável por dois livros da série Graphic MSP, nos quais criaram sua própria versão autorizada para personagens do cartunista Mauricio de Sousa: a turma do Penadinho. Intitulados: Penadinho – Vida (também lançado na França) e Penadinho – Lar.
O traço de Cris é expressivo e delicado, capaz de transmitir com maestria emoções ao público. Como as boas doses de humor, bastante presentes nos títulos já mencionados. Mas em sua HQ solo – Culpa, que integra a coleção Ugritos (Ugra Press) – essa habilidade é crucial para contaminar leitores com a sensação de culpa sentida pela protagonista. Uma forte e marcante, com apenas 16 páginas.
O estilo de desenho de Cris Eiko é reconhecido por sua expressividade e detalhes delicados. Ela possui uma habilidade notável em capturar emoções através de suas ilustrações, transmitindo sentimentos e atmosferas de forma envolvente. Seus traços fluidos e o cuidado com os detalhes fazem com que suas obras se destaquem visualmente, conquistando admiradores por todo o país.
Tive a honra e felicidade de contar com o olhar da Cris como uma das primeiras pessoas a ler Amarelo Seletivo – o que rendeu seu comentário de quarta capa na edição original independente, que também acabou incluída nas versões digital e impressa da Conrad Editora.
Conheça um pouco mais da artista nas entrevistas e links a seguir:
Confira mais autores nipo-brasileiros de quadrinhos