AuTORES EM CENA é um evento do Itaú Cultural no qual autores, em geral escritores, poetas, vivem seu dia de atores sob direção de profissionais do teatro. Para a quinta edição, que acontece nesta semana, de 12 a 14 de abril, na sede do instituto, em São Paulo, uma novidade: um dia dedicado a quadrinistas em cena.
Será no sábado, 13 de abril, com entrada grátis: marquem na agenda! A curadoria do evento é do escritor Marcelino Freire.
Tenho o privilégio de mais uma vez me envolver num evento relacionado a artistas das HQs pela produção do Itaú Cultural. Mas a programação vai além disso, abre com homenagem ao falecido autor e ator Alberto Guzik, com Satyros e Micheliny Verunschk (na sexta) e encerra com uma disputa de poesia promovida pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.
Mais abaixo, as informações sobre o dia com quadrinistas. Para a programação completa, visite o site do Itaú Cultural. E pra esquentar os motores, veja no canal do instituto no Youtube os vídeos de edições anteriores do evento. Este logo abaixo é de outro espetáculo com Mutarelli, na Flip em 2011.
DW Ribatski, em foto de Julia Rettman |
Fernanda D’Umbra – É atriz, diretora, roteirista e vocalista da banda Fábrica de Animais. Nascida em 1971, atuou em mais de 70 espetáculos de teatro e dirigiu 18 peças até a presente data. Fez um número incontável de shows com sua banda e escreveu três séries para a TV. Escreve emwww.semgelo.zip.net . No AuTORESEM CENA, dirigiu anteriormente espetáculos com os autores Índigo e Ivana Arruda Leite (2006) e João Gilberto Noll (2011).
Laerte, clicado por Ivson Miranda em entrevista no Itaú Cultural |
Laerte – Nasceu em São Paulo em 1951. Foi um dos criadores da revista Balão (quadrinhos) e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos). Publicou trabalhos n’O Pasquim, O Bicho, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, onde publica suas tiras até hoje, e em outras revistas. Editou a revista Piratas do Tietê – também nome da tira diária que produz para a Folha. Participou da redação de programas da Rede Globo: TV Pirata, TV Colosso e Sai de Baixo.
Lourenço Mutarelli – Iniciou sua carreira artística nos fanzines e histórias em quadrinhos. A partir de 2002, ingressou na carreira literária com O Cheiro do Ralo. Nos últimos dez anos, dedicou-se ainda ao teatro e ao cinema com adaptações de suas obras. Em 2005, seu texto O Que Você Foi Quando Era Criança foi indicado ao Prêmio Shell e, em 2009, ganhou o 3° lugar no Portugal Telecom pelo livro A Arte de Produzir Efeito Sem Causa. A peça Erre de Rosto é sua segunda participação na direção na série AuTORESEM CENA (dirigiu Xico Sá no espetáculo Segundo Ato em 2010), além de ter atuado sob direção de Nilton Bicudo em O Outro (em 2010 e adaptado para a Flip em 2011).
Manu Maltez, em foto de Mayra Azzi |
Manu Maltez – Nasceu em São Paulo em 1977. Artista plástico, músico e escritor. Tem dois discos lançados: As Neves do Kilimanjaro e Esse Cavalo Morto no Jardim. E três livros: O Diabo Era Mais Embaixo, Meu Tio Lobisomem – Uma história Verídica e O Corvo (este, ganhador do Prêmio Jabuti na categoria Ilustração). Trabalha em uma adaptação de seu último livro O Diabo Era Mais Embaixo para um DVD, musical que envolve cinema e animação, a ser lançado pelo SESC.