Mesa para Dois (resenha da HQ de Bá e Moon)

Crônicas da vida cotidiana podem ser tão ou mais interessantes que histórias de super heróis ou galáxias distantes. E têm a vantagem de propiciar identificação com maior numero de pessoas. Assim é na TV, no cinema, na literatura… Por que não nos quadrinhos?

Os quadrinistas gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá retratam a vida de pessoas comuns que atraem também um público pouco familiarizado às HQs (mas que curtem dramas ou romances). Às vezes misturam com um pouco de fantasia, porém não é o caso do álbum 10 Pãezinhos – Mesa para Dois, que se fixa na realidade e em coincidências da vida.


Conheça a história simples, mas cativante, de uma garçonete contratada por um escritor para inusitado trabalho de meio período: passar a tarde conversando. Ele precisa de idéias para o livro e ela tem tempo livre… Para os amantes de referências, o escritor é inspirado na figura de Lourenço Mutarelli (a quem o livro é dedicado) e o chefe da garota é a cara de Monteiro Lobato. Mas isso é detalhe, só um temperinho.


O trabalho é acima da média do que se vê por aí, mas não é a melhor história dos irmãos. Para quem acompanha a carreira dos dois, tem o atrativo de mostrar um desenvolvimento na narrativa e nos diálogos (feitos em dupla) e uma segurança na arte (feita pelo Fábio). Como muitos artistas, eles ganham a vida com trabalhos editoriais e publicidade. Assim financiam o tempo para produzir Quadrinhos, feitos pelo prazer de ver suas histórias serem lidas. É pouco?


Nota: 7

(de 10)

10 Pãezinhos – Mesa para Dois (Devir) – 56 págs. – R$ 15,00

Mais informações e preview no site da Devir.


[Post reeditado 2012]