Pelo quarto ano seguido, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo inclui as HQs entre as formas de expressão artística incentivadas pelo seu Programa de Ação Cultural, o ProAC. Já estão abertas as inscrições para o Concurso de Apoio a Projetos de Criação e Publicação de História em Quadrinhos no Estado de São Paulo. Conforme edital lançado neste mês, o prêmio será de R$ 200 mil no total, sendo R$ 40 mil para cada um dos cinco projetos selecionados. As inscrições vão até 1 de outubro de 2012.
Podem concorrer apenas pessoas físicas residentes no estado de São Paulo há mais de dois anos (com comprovação). Cada proponente pode inscrever até dois projetos, mas apenas um poderá ser premiado. Poderão ser inscritos projetos de obras coletivas, Pelo menos dois projetos aprovados deverão ser de proponentes que morem fora da capital paulista.
O edital abre com três definições bastante importantes para os interessados:
- Projeto de criação e publicação de história em quadrinhos (HQ) contempla todas as etapas pertinentes à produção de uma HQ nunca antes publicada na forma impressa (livro de HQ), as quais vão da criação e do desenvolvimento até a finalização e a edição da HQ
- História em quadrinhos (HQ) corresponde a um romance gráfico cuja história é contada através de arte sequencial (quadrinhos, em cor ou em P&B) e a duração é similar à da prosa (romance ou novela). Podem ser aplicados ao formato HQ criações que foram anteriormente publicadas em periódicos (“tiras”), ou criações produzidas especificamente para publicação em livro
- Livro de HQ é uma publicação que atende às seguintes especificações: brochura impressa com no mínimo 40 páginas, ficha catalográfica, código de barra e ISBN, tiragem mínima de 1.000 (mil) exemplares, dimensões mínimas de 17 x 25,8 cm, miolo em papel offset com no mínimo 90g, capa em papel cartão com no mínimo 250g
O incentivo governamental demonstra que o estado reconhece as histórias em quadrinho como produção artística relevante, ao mesmo tempo que vê a necessidade de uma política cultural específica. O concurso não resolve a questão da distribuição dos livros, mas os recursos atribuídos antecipadamente dão um fôlego para que o(s) artista(s) possa(m) desenvolver melhor seu trabalho.
Há uma série de informações e itens a serem seguidos no edital, que pode ser baixado no site da Secretaria. Recomendo que leiam tudo e cumpram minunciosamente na inscrição, nada de deixar escapar um prêmio porque esqueceu um detalhe burocrático, hein?
A Secretaria da Cultura tem outros editais em andamento, como de literatura, por exemplo. Visite o site para saber mais.
Acompanhe informações sobre concursos relacionados a HQs sempre aqui no blog e neste link.