A edição de julho da revista Continuum Itaú Cultural abre espaço para uma HQ do quadrinista Júlio Brilha. História³ é a contribuição do autor para este número, que traz uma abordagem poética do tema “emergência” (mesmo tema da exposição que abre no Itaú Cultural para público nesta quarta, emoção art.ficial 4.0 – leia mais clicando aqui).
“Foi uma experiência interessante” – diz Brilha. “Prazer puro. Principalmente por poder trabalhar o tema simples e complexo de uma forma mais pessoal, fugindo de soluções já adotadas por outros autores, um bom exemplo seria Alan Moore – que já produziu verdadeiras pérolas sob esse prisma”.
Com tiragem de 10 mil exemplares, a publicação sobre arte e cultura já está sendo distribuída gratuitamente pelo instituto em sua sede (av. Paulista, 149 – São Paulo – SP), além de disponibilizada para download gratuito em seu site. Pra ler só a HQ, veja diretamente em PDF aqui.
Foi legal estar envolvido no projeto. O pessoal da revista me procurou com a idéia de incluir uma HQ na edição – e, o mais bacana, com status de artigo. Eu estava envolvido com a produção do evento Redes da Criação, então só pude contribuir com algumas conversas, sugestões de idéias, encaminhamento e também de alguns possíveis autores. Bacana que escolheram o Júlio que, além de talentoso, é um amigo antigo.
Bom que ele gostou também, e pôde botar um toque bem pessoal na HQ. “Particularmente, tenho uma forte ligação emocional com a personagem que é dona do Sebo” – conta o quadrinista. “Tal fato mostra que sou suspeito para fazer qualquer tipo de comentário sobre a história”.
Então leia a revista, lei a HQ. Gostou? Não gostou? Quer ver mais quadrinhos na Continuum? Então mande sua opinião lá pra redação, pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br .
E se gostou desta notícia, vote nela no diHITT.