O jornalista Claudiney Ferreira entrevista o multitalentoso Luiz Gê, abrindo uma série especial com quadrinistas para o programa Jogo de Ideias, gravada na sede do Itaú Cultural, em São Paulo.
A entrevista passa não apenas pelas HQs, mas por ilustração, edição e um pouco da história da imprensa brasileira. O paulistano Gê é um dos principais nomes dos quadrinhos nacionais dos anos 70 e 80, um dos fundadores e editores das revistas Balão e Circo, além de publicar em veículos como O Pasquim, Folha de S.Paulo, Veja e IstoÉ. Arquiteto, mestre em Ilustração pelo Royal College of Art de Londres e professor da FAU/Mackenzie. Depois de anos dedicando-se mais à universidade, voltou aos quadrinhos com uma adaptação (com Ivan Jaff) de O Guarani, de José de Alencar (Ática, 2009) e a republicação de Fragmentos Completos, rebatizada de Avenida Paulista (Cia. das Letras, 2012).
Luiz Gê – Programa 1
Luiz Gê – Programa 2
A entrevista passa por suas referências desde a infância, a criação da revista independente Balão (fundada por um grupo de alunos de arquitetura e comunicação da USP que incluía Laerte, por onde passaram mais de 60 artistas em suas nove edições, incluindo Angeli e os irmãos Paulo e Chico Caruso). Seu especial Quadrinhos em Fúria, a criação e edição da revista Circo, o trabalho na imprensa, os projetos com o amigo músico Arrigo Barnabé e o processo de produção da história da Avenida Paulista e o contexto e processo de produção de outros trabalhos são tópicos tratados na entrevista.
Confira nos vídeos logo acima.
Confira nos vídeos logo acima.