No final do ano passado, já estava a discutir o futuro dos quadrinhos. Comecei 2015 falando de pequenas coisas que todos os fãs podem fazer para promover as HQs. Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, no Dia do Quadrinho Nacional, cobrei mais ousadia aos quadrinistas em suas propostas criativas. O resultado mais visível desta minha linha de ação acontecerá em abril, em duas ações relacionadas ao universo dos quadrinhos que ajudei a conceber para o Itaú Cultural, em São Paulo. Serão 7 dias de eventos, todos com entrada gratuita.
Começa dia 8/04 com as Quartas ao Cubo, uma série de “palestras em quadrinho” nas quais artistas são convidados a compartilhar com o público um pouco de seu processo de criação (cada um especialmente focado num tema), alternando fala e desenho. Num outro momento, da mesma palestra, os quadrinistas são instigados a imaginar caminhos futuros possíveis para as HQs, do ponto de vista de conteúdo, independente de questões orçamentárias. É uma ação na qual venho trabalhando desde o ano passado, com a qual atuei na concepção, produção executiva e que marcará minha estreia na mediação, para as quatro palestras com Lourenço Mutarelli, Fábio Moon, Gabriel Bá, Luís Felipe Garrocho e André Diniz. Mais abaixo a programação completa.
Já a segunda edição da Batalha de Quadrinhos é uma nova versão da atividade (que aconteceu durante a Ocupação Laerte). Ao invés de um dia de competição, serão três, dois classificatórios (11 e 18/04) e a grande final. Podem participar do torneio pessoas a partir de 14 anos, uma competição de desenho com temas sorteados na hora. E o público é quem decide quem vai avançando no campeonato. Os três dias de competição serão apresentados pelo quadrinista Fábio Coala (autor do desenho que ilustra o post). No dia da final, um duelo/demonstração com outros dois artistas convidados: Gus Morais e Leandro Robles. Mais informações abaixo.
QUARTAS AO CUBO
Palestras em quadrinhos
08/04 – Para além da adaptação: diálogos entre quadrinhos e outras formas de expressão artística
Lourenço Mutarelli
Romancista, quadrinista e dramaturgo, iniciou sua carreira artística nos fanzines e histórias em quadrinho, com obras como Transubstanciação e a trilogia do detetive Diomedes, entre outras. Ingressou na literatura e lançou seis romances, entre eles O Cheiro do Ralo, O Natimorto e A arte de produzir efeito sem causa. Teve obras adaptadas ao cinema, para o qual produziu desenhos e até mesmo atuou. Escreve, dirige e atua para o teatro, inclusive esteve na série AuTORES EM CENA, no Itaú Cultural.
15/04 – Como e por que retratar os pequenos-grandes dramas cotidianos em quadrinhos?
Com Fábio Moon e Gabriel Bá
Os gêmeos quadrinistas paulistanos, têm atuação nacional e internacional. Autores de histórias como a minissérie Daytripper (vencedora do Eisner Awards e publicada em 12 línguas), uma adaptação em HQ de O Alienista, de Machado de Assis (Prêmio Jabuti), entre outras. Acabam de lançar Dois Irmãos, adaptação em quadrinhos do romance de Milton Hatoum, com publicação programada na França e Estados Unidos, além do Brasil. Mantêm o blog www.10paezinhos.com.br.
22/04 – O desafio de produzir HQs para o público infantil atual
Com Luís Felipe Garrocho
Quadrinista e professor, co-criador dos Quadrinhos Rasos e dos livros de HQ Bidu – Caminhos (nova versão do personagem de Mauricio de Sousa), Achados e Perdidos e Cosmonauta Cosmo, em conjunto com Eduardo Damasceno. É também criador das tiras Bufas Danadas. Para ele, divertir-se fazendo algo que irá divertir os outros é razão suficiente para fazer quadrinhos pelo resto da vida. Links: www.quadrinhosrasos.com e www.bufasdanadas.com .
29/04 – Quadrinhos pensados para o meio digital
Com André Diniz
Roteirista e ilustrador de HQs, publicou por editoras como Record, LeYa, Conrad e Devir, somando 29 títulos. Entre seus trabalhos estão Morro da Favela (publicada também na França, Portugal e Inglaterra), Fawcett, 7 Vidas e O Quilombo Orum Aiê. Em parceria com Marcela Mannheimer, criou a série de webcomics www.muzinga.net. Atua também como professor de roteiros para HQs na Quanta Academia de Artes e roteirista de storytelling na The Plot Company.
QUARTAS AO CUBO – Palestras em quadrinhos
Dias 8, 15, 22 e 29 de abril, às 20h
Ingressos distribuídos 30 min antes do início da atividade
Entrada gratuita
Locais:
Dias 8 e 15/04 – Sala Itaú Cultural (242 lugares)
Dias 22 e 29/04 – Sala Vermelha (75 lugares)
BATALHA DE QUADRINHOS
Na nova versão da competição de desenhos, serão dois dias de classificação (11 e 18/04) , dos quais sairão os classificados para a grande final, a ser realizada durante a programação especial de rua do instituto, no final de abril. A competição se dá sempre por meio de duelos, nos quais os participantes têm limite de tempo para desenhar, utilizando a linguagem dos quadrinhos e o material fornecido pela produção. O vencedor é decidido por um júri composto pelo público presente.
Cada classificatória aceitará até 8 participantes cada (inscritos no dia). Campeão e vice de cada dia serão classificados para a final no dia 26/04. Na final, todos duelam contra todos. O prêmio para os dois melhores “duelistas” de cada dia será composto por publicações de quadrinhos.
Duelos Classificatórios: sábados, 11 e 18 de abril, às 18h
Local: piso térreo do instituto
Inscrições para competidores, a partir de 14 anos, 30 minutos antes do início das batalhas – espectadores não precisam de inscrição, sujeito à lotação do espaço
FINAL: domingo, 26 de abril, às 16h
Após a final de público, duelo com os cartunistas Gus Morais e Leandro Robles
Local: R. Leôncio de Carvalho, ao lado do instituto, no espaço da programação especial de rua
espectadores não precisam de inscrição, sujeito à lotação do espaço
Apresentação nos 3 dias: Fábio Coala
Entrada grátis
Sobre os autores:
Fábio Coala é ilustrador e quadrinista, formado em Publicidade mas apaixonado por quadrinhos. Publicou a primeira tirinha aos 15 anos e 21 anos depois vive de desenhos. Mantém o site “Mentirinhas” (www.mentirinhas.com.br), com tiras diárias (indicado ao Troféu HQMIX 2014 na categoria Webcomics). Em 2013, lançou sua primeira graphic novel, “O Monstro”, indicado ao Troféu HQMIX em duas categorias, vencendo o prêmio de melhor lançamento independente. Coala tem mais três livros publicados de forma independente.
Gus Morais é ilustrador e quadrinista. Publicou no caderno de tecnologia da Folha de S. Paulo por dois anos e, desde 2010, se dedica à criação de quadrinhos para o blog www.gusmorais.com . O resultado foi o livro “Privilégios e Outras Histórias”, uma coletânea das histórias que dividiu com o público na web. Atualmente, está envolvido na produção de um novo livro, e também em um projeto que provoca o próprio leitor a interagir com seus quadrinhos.
Leandro Robles, cartunista paulistano, é autor da tira voltada ao público infantil Escola de Animais, e a tira de humor Macaco Albino, para adultos, ambos projetos publicados em livro pela Balão Editorial. Já publicou em veículos como Folhinha e Folhateen (cadernos da Folha de S. Paulo), revista INFO (ed Abril), e criou uma das vinhetas conhecidas como “Plim-Plim” produzida para a chamada do intervalo da TV Globo. É sócio do estúdio de ilustração, quadrinhos e animação Pingado Sociedade Ilustrativa, no qual presta serviço a diversas editoras e agências. Seus trabalhos podem ser vistos nos sites: www.pingado.com e no www.macacoalbino.com.br.
Itaú Cultural – www.itaucultural.org.br
Endereço: Av Paulista 149 (próximo à estação Brigadeiro do Metrô) – São Paulo – SP
Leia sobre a programação na agenda do instituto:
Acompanhe também o evento no Facebook