5 dicas para escrever um roteiro de quadrinhos

Tendo produzido trabalhos profissionais na área, de quando em quando me vejo à procura de explicar como é que se produz um roteiro para Histórias em Quadrinhos (HQs, gibis, Banda Desenhada).

Ora, isso exigiria uma série de longas conversas, ou artigos seriados, ou um livro. Mas como o bate-papo normalmente é curto, vou colocar aqui 5 dicas:

1) Escreva

Escreva muito. Pare de falar a respeito de escrever e escreva. Escreva tudo o que der na telha na hora. Pode não vir a fazer sentido algum no final, mas faz parte do processo de criação.

Não tem desculpa: você pode pegar uma folha simples de papel e desandar a escrever. Mas para quem tem acesso a computador, mais fácil ainda: vá jogando tudo num arquivo. Na hora de produzir o roteiro pra valer mesmo, você pode salvar o tal arquivo com outro nome: é mais fácil cortar, reescrever, reorganizar, editar, enfim… Mas isso só é possível se já tiver algo escrito.

2) Organize as ideias

Muitas delas são bacanas, mas não funcionam numa história só (vale a pena guardar para outras). Pense que as coisas têm que fazer sentido – ações têm consequências, como na vida real, e espera-se que exista começo, meio e fim. Mesmo que a HQ seja contada fora de ordem cronológica. Ora, você não aprendeu nada mesmo quando estudou dissertação na escola?

Vale apelar para as perguntas básicas dos jornalistas: Quem? O quê? Como? Por quê? Quando? Onde? Enquanto você elabora respostas para essas perguntas, vai delineando a história na sua cabeça (e no papel, ou na tela do computador).

3) Não escreva para si mesmo

Esta dica vale especialmente quando o roteiro será desenhado por outra pessoa (embora acredite que valha mesmo quando se desenha uma história própria, para não ter que confiar na memória).Um roteiro é uma ferramenta de trabalho. Você deve expor de maneira clara, o mais objetivamente possível, o que pretende que seja desenhado.

O desenhista será seu primeiro leitor. Se não conseguir capturar o interesse dele, quem dirá dos demais? Ele ainda terá uma série de decisões a tomar para desenhar (acompanhe um profissional decidindo sobre o que colocar numa página e verá como funciona), então não seja preguiçoso e dê um mínimo de detalhe sobre as cenas: se não, ele terá que “adivinhar” o que passou por sua cabeça.

E escreva corretamente em língua portuguesa, por favor: escrever bem só se aprende com bastante prática e boa leitura. Um roteiro com erros crassos de português perde total credibilidade e o interesse do leitor.

4) Não fale sobre uma ação: mostre-a

Você pode ser desenhista ou não, mas é importante pensar que o que você está escrevendo vai virar imagens. Ao invés de colocar uma caixa de narração explicando que um personagem é malvado, crie uma situação na qual ele possa demonstrar sua malvadeza.

Uma imagem não vale mais que mil palavras? Quanto mais importante a ação, mais detalhes você tem que incluir no roteiro, que servirá como orientação para o desenhista. Se uma expressão de um personagem é importante, num determinado momento, peça um close (isso, como em linguagem cinematográfica). Se o importante é mostrar onde ele está, marque um plano geral do local.

Vale lembrar que, num roteiro, você identifica o texto que deve entrar no quadrinho (nos balões, ou nos quadros de narração). Este texto sempre deve ser complementar à ação. Na maioria das vezes será ridículo você colocar um quadro com a narração “Ele desferiu um soco no queixo do adversário” enquanto o que se vê é um sujeito dando um soco no queixo de outro.

5) O tempo dos quadrinhos é um caso à parte

O tempo nos quadrinhos é determinado por fatores como o tamanho e detalhamento de um desenho e pelo espaço de requadro (o intervalo entre um quadrinho e outro).Você pode narrar ações simultâneas intercalando quadros. Você pode colocar num quadro ou numa seqüência de quadros, um desenho que mostre o tempo daquela ação (como uma seqüência que mostra um sujeito em sua cama do ato de dormir até o de acordar, enquanto no fundo do quadro vemos uma janela mostrando o sol que vai raiando).

E existe também o tempo de leitura: um quadro de página inteira pode ser lido rapidamente ou não, dependendo do tamanho do desenho e dos detalhes contidos nele. É uma opção que se faz. Mas lembre-se: por mais que o roteirista e desenhista se esforcem para colocar “amarras” no tempo da HQ, o leitor ainda vai querer determinar seu próprio tempo de leitura e pode até subverter a ordem de leitura, pulando páginas (é a parte mais interativa do negócio). Um bom roteiro ajuda o leitor a mergulhar na história como ela foi concebida.

E então, aticei sua curiosidade? Pois bem. O próximo passo é começar a construir suas próprias histórias. Fique aqui com um exemplo de roteiro, um trecho de uma HQ online que criei para o estúdio Impacto Quadrinhos, que foi desenhado para o site Ford Kids.
Gostou do texto?

Então nos siga no Twitter (@saposvoadores) e na nossa fanpage www.facebook.com/saposvoadores .
Conheça também:

– 5 livros básicos para aprender a fazer quadrinhos

– 6 dicas de elementos fundamentais para produzir seus quadrinhos

Dicas sobre HQs aprendidas com o quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli

Como obter recursos para produzir seus quadrinhos

– Como fazer HQs e tirinhas utilizando softwares gratuitos

Este post participou da iniciativa Blogueiro Repórter.

[Post reeditado/atualizado 2012]


Comentários

38 respostas para “5 dicas para escrever um roteiro de quadrinhos”

  1. oi sou aline intao eu tenho u sonho de fazer quadrinho

    1. Avatar de SaposVoadores
      SaposVoadores

      Oi Aline.
      Fazer quadrinhos realmente é algo que exige paixão e persistência pra fazer valer seu sonho.
      Pratique e observe o que seus ídolos fazem que você estará num bom caminho.
      Obrigado pela visita, tendo dúvidas é só postar por aqui.

    2. Aline,
      Você têm interesse em desenho ou roteiro (ou ambos)?

      1. Eu tenho interesse de fazer ambas as ´partes.

  2. Avatar de Michael Urameshi
    Michael Urameshi

    Galera post me ajudou muito pois estou iniciando um roteiro
    e estava com muitas duvidas,porem algumas foram tiradas e as outras irei intensamente me esforçando para corrige erros e
    melhora meu roteiro!

    1. Avatar de SaposVoadores
      SaposVoadores

      Bacana Michael. Se quiser mais dicas, deixe aqui nos comentários o que precisa.

  3. Avatar de Jaqueline
    Jaqueline

    Tenho um sonho de trabalhar nesse universo dos quadrinhos, apesar de saber que exige muita percistencia, paciencia, competencia e criatividade. Agradeço muito a Deus por saber o basico de desenho e ter uma criatividade para enventar estórias fictícias facilmente. Mais ainda tenho duvidas se invisto no ramo do desenho ou do roteiro. Achei bem incentivante o texto muito obrigada ajudou bastante.

  4. Avatar de lala
    lala

    Eu estou começando a fazer quadrinhos(eles ainda não ficaram bons) e estou pensando em vendê-los na escola. Será que vai dar certo?

    1. Avatar de SaposVoadores
      SaposVoadores

      lala, é importante produzir sempre para melhorar cada vez mais.
      Sua pergunta é uma questão de percepção: se alguém se interessar em comprar os quadrinhos, talvez estejam melhores do que pensa. Por outro lado, se não tem segurança em relação ao trabalho, melhore antes de pensar em vender.
      De todo o modo, pra quem está começando vale mais a pena produzir cópias sob demanda: fazer poucas cópias conforme forem surgindo interessados. Também é melhor manter o custo baixo, porque valores maiores só são conquistados quando o produto tem mais qualidade, que vem com a experiência que você ainda não tem.

  5. Avatar de rodrigo leao
    rodrigo leao

    Gosto muito do estlio do grande bill watterson. O que vc acha das tirinhas? Obrigado

    1. Avatar de SaposVoadores
      SaposVoadores

      Rodrigo, eu particularmente adoro Calvin!
      É um dos 10 quadrinhos que mudaram minha vida (vc pode ver a lista completa neste post http://www.saposvoadores.com.br/2012/03/10-quadrinhos-que-mudaram-minha-vida-por-ricardo-tayra-saposvoadores-net.html).
      Sensacional, uma ótima narrativa visual, conhecimento do tempo de cada quadrinho, seja nas tiras ou páginas dominicais, e o incrível humor inteligente pelo mestre Waterson!

  6. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Eu escrevo histórias avulsas desde os 12 anos, mas apenas há um ano comecei a criar mais seriamente, tenho um sonho de fazer hqs, mas apesar de gostar muito de escrever, não sei desenhar nada.

  7. Avatar de Patrick Carneiro
    Patrick Carneiro

    Muito bacana essas dicas. Sempre tive vontade de trabalhar com quadrinhos. Como não tenho o dom de desenhar, tentarei arriscar uns roteiros. Tenhos algumas ideias, mas nunca soube qual a melhor estratégia para colocá-la em papel, já que o trabalho seria apenas a primeira etapa de todo um processo que precisaria ser continuado por outra pessoa e uma má elaboração dificultaria ela. Obrigado por partilhar das suas experiências!

    1. Avatar de Ricardo Tayra
      Ricardo Tayra

      Patrick obrigado pela visita e comentários. Espero que possa começar suas produções e depois volte para contar a quantas anda! abs

      1. mano e muito de key isso tchau

  8. Avatar de Eduardo moura
    Eduardo moura

    Olá muito obrigado pelas dicas … Eu tenho 3 histórias concluídas praticamente, do que não sei organizar o texto
    Mais suas dicas foram muito boas /

    1. Avatar de Ricardo Tayra
      Ricardo Tayra

      Q bom q ajudou Eduardo. E se por acaso tem alguma outra dúvida mais específica pode mandar!
      abs

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Já estou seguindo o primeiro passo, tb sou fã de quadrinhos, a acho q já tenho uma base pra escrever

    1. Avatar de Ricardo Tayra
      Ricardo Tayra

      Legal Bruno! O caminho dos quadrinhos não é fácil, mas vc já deu os primeiros passos!

  10. Avatar de Arthur
    Arthur

    Valeu, cara!! Foi bem útil. To tentando entrar nessas paradas de HQ. Atualmente tenho de 4-6 histórias. Transformar em roteiro que é complicado rsrs. Mas aos poucos creio estar melhorando. Obrigado pela ajuda! 🙂

    1. Avatar de Ricardo Tayra
      Ricardo Tayra

      Que bom que ajudamos, Arthur! A hora de transformar em roteiro é importantíssima: muitas vezes a gente percebe que o que parecia boa história talvez não funcione tão bem assim e acaba aproveitando só as melhores partes, recriando o resto!

  11. Avatar de cynan
    cynan

    gostaria de saber se você faz desenhos em quadrinhos, bjsss

    1. Avatar de Ricardo Tayra
      Ricardo Tayra

      Olá. Não sou desenhista, de modo que me arrisco na arte apenas em situações especiais, como na minha série experimental #EuVejoHQs. Dá pra ler neste link: http://www.saposvoadores.com.br/euvejohqs/ . Mas verá que as ilustrações não são desenhos. Já desenhei HQs antes, mas não profissionalmente.

  12. Avatar de Leandro Cavalcante
    Leandro Cavalcante

    Eu sempre quis fazer um hq, tenho muitas ideias e até já fiz alguns todos dizem que o começo é bom mais o final fica muito ruim não consigo terminar e poresse motivo tenho varias historias inacabadas,o que devo fazer?

    1. Avatar de Ricardo Tayra
      Ricardo Tayra

      Oi Leandro. É ótimo que você tenha esta produção iniciada. Mas pra fazer roteiro você tem que terminá-los, não tem jeito.
      O que você pode fazer é distanciar um pouco da história, deixar engavetada enquanto cuida de outras coisas. Um tempo depois, vai lá consultar o que já escreveu. Isso pode ajudar a ter novas ideias que não tinha pensado antes.
      Outra possibilidade é conversar com pessoas de confiança, contar a história. Às vezes, só isso já dá uma vida ao seu roteiro e te ajuda a pensar em algo (ou o seu amigo(a) pode acabar apontando falhas.
      E também ha a possibilidade de você simplesmente finalizar como pensou originalmente e partir pra próxima história. Às vezes é necessário este “desfecho” pra conseguir se considerar apto a escrever outras coisas.
      De todo o modo, são apenas algumas sugestões, cada autor acaba descobrindo seu próprio método. Mas o mais importante é não desistir. abs

  13. Avatar de Júlio
    Júlio

    Poxa,eu tenho ótimas ideias para quadrinhos…
    Tenho pelo menos 4 personagens com historias prontas ,porem não tenho habilidade nenhuma para desenho… :/
    Não sei mas oq vou fazer…talvez faça um curso mais para frente para aprender pelo menos o básico…talvez abandone os projetos e comece a fazer algum livro…talvez venda minhas ideias para alguém que goste e resolva continuar o projeto… :/

    1. Avatar de Ricardo Tayra
      Ricardo Tayra

      Oi Julio.
      São coisas distintas: uma coisa é você querer aprender a desenhar. O que é ótimo e muito mais uma questão de treino que de uma habilidade nata (você verá com a prática). Outra é você ir atrás de parceiro(s), desenhistas, de modo que possa focar na produção de roteiros (isso porque as ideias apenas não geram histórias). Se você tem pressa, talvez a melhor opção seja a segunda. Se quer se desenvolver, procure aulas de desenho, mas a técnica vai aprimorando com o tempo

  14. Oi, eu estou querendo muito criar uma história em quadrinhos. Tenho quase tudo pronto: Histórias legais com inicio meio e fim, personagens principais e secundários criativos, mas falta um pequeno detalhe: Eu não sei desenhar. Será que eu tento algum curso online? Ou eu treino bastante para aperfeiçoar os meus desenhos?
    Espero que me compreenda e me responda. Obrigado pela atenção.

  15. Avatar de Alerson
    Alerson

    Então, eu gosto muito de hqs e de todas as profissões fazer roteiros (filmes, hqs, séries) me interreessa muito, mas após eu fazer um roteiro e ter ele em mãos pronto, devo enviar pra onde, tem concursos? enviar pra emrpesas? Quais?

    1. Avatar de Ricardo Tayra
      Ricardo Tayra

      Olá. Não há uma forma única de atuar. Fique atento ao anúncio de concursos e editais aqui no blog e também na nossa fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/saposvoadores/

  16. Avatar de João Victor da Silva
    João Victor da Silva

    Olá eu estou querendo muito criar uma Histórias em quadrinho com meus amigos já está quase tudo pronto ia ser sobre minha família tudo que aconteceu eu ia colocar na história

    1. Que ótimo! Faça isso mesmo, escreva sobre tudo o que achar interessante! abs

  17. Avatar de Marco
    Marco

    Um roteiro de quadrinhos segue as mesmas regras de um roteiro de cinema? Com cabeçalho, ação e personagem?

    1. Olá. Como mencionei em outra resposta, não há um consenso sobre padrão de formatação de roteiro para quadrinhos. O importante é deixar claro o que se quer – se o (a) roteirista quiser algo detalhado, será necessário detalhar o roteiro (inclusive número de quadros por página). Ou pode deixar mais livre à interpretação de quem for desenhar. Obrigado pelo comentário!

  18. Avatar de Layana
    Layana

    Olá! Tenho uma pergunta sobre a formatação dos roteiros para HQs. Até o momento, só escrevo romances, ou seja, não estou nenhum pouco habituada com a formatação. Tem alguma fonte específica? E como iniciar as descrições de quadros? Utilizar verbos no imperativo é bom ou ruim? Teria alguns exemplos? Sei que são muitas perguntas, mas estou aproveitando a ansiedade para tomar um gás e colocar em prática. Gostei muito do seu post! <3

    1. Olá Layana. Não há um consenso sobre padrão de formatação de roteiro para quadrinhos. Mesmo no exterior, em mercados mais consolidados. A dica é combinar com desenhista, se já tiver determinado. Se não, escrever de forma mais direta e clara possível – o que for escrito de modo subjetivo, pode gerar outra interpretação (pode ou não ser algo indesejado).
      Há um exemplo de formato neste post aqui:
      http://www.saposvoadores.com.br/2008/05/roteiro-kaze-as-ferias-da-turma.html
      No mais , obrigado pela leituar e comentário!

  19. […] Não deixe de visitar este outro post do blog, no qual dou dicas básicas também para criação roteiro. […]