E então você já tem uma noção dos elementos a utilizar nas histórias em quadrinhos que pretende criar e ao menos esboçou sua ideia num roteiro. Pois então, o momento efetivo da produção traz muita semelhança ao de um trabalhador braçal. Daí a importância das ferramentas digitais, que possibilitam mais agilidade no processo, que antigamente era praticamente todo manual.
E hoje em dia já existem softwares gratuitos que, ao menos para as situações mais comuns de produção, não devem a programas vendidos como Photoshop. Para desenho e ilustração, os mais populares são Gimp e Inkscape, ambos com versão em língua portuguesa. Eu mesmo utilizo o Gimp há algum tempo e engatinho no Inkscape para finalização de arte. Na internet são encontrados bons tutoriais para utilização, vou aqui apresentar alguns, em português.
O grupo Nossa Visão Quadrinhos produziu três tutoriais de software livre voltados à produçãod e quadrinhos. São eles:
Como ajustar imagens para HQs usando o Gimp
Como colocar letras e balões em HQs usando o Inkscape
Como editar HQs usando o Scribus
Você precisa conhecer o blog do desenhista e ilustrador Mozart Couto, que produz tanto para o Brasil quanto para o mercado norte-americano. Mesmo se por acaso não conhece o trabalho dele com quadrinhos, verá bastante utilidade para os tutoriais que disponibiliza por lá para uso de ferramentas digitais. Eis alguns, para baixar:
– Manual: Como utilizar mesa digitalizadora
– Tutorial Gimp e Gimp Brushes
– Como letreirar e colocar balões usando o Gimp
E não deixe de conferir o Blog do Desenhador, de Mozart Couto, que traz diversas outras dicas.
Já o quadrinista Rodrigo Leão (blog Nóis na Tira) escreveu Produzindo Histórias em Quadrinhos com Software Livre, que pode ser lido e baixado logo abaixo.
Quadrinhos livres
E você, produz ou quer produzir quadrinhos com software livre?
Deixe aqui seu comentário.
Leia também estas outras dicas:
Comentários
8 respostas para “Como fazer histórias em quadrinhos utilizando softwares gratuitos (tutoriais)”
é porque eu quero fazer livros para mostrar para os meus amigos [ a ] .
Giovanna é uma boa iniciativa pra começar a praticar, ou apenas pra divertir seus amigos, como preferir.
Dependendo da quantidade de amigos e se tem dinheiro pra investir ou não, você pode produzir um arquivo digital (que pode mandar por email ou disponibilizar para download via internet) ou até mandar imprimir na quantidade que quer.
Bom trabalho, qualquer dúvida passe por aqui de novo!
Estou fazendo um trabalho acadêmico no word e quero fazer algumas ilustrações. Como devo proceder?
Gerson, o Word é um programa mais voltado à produção de texto. Você até consegue inserir ilustrações (Inserir/Imagens). Mas elas precisam já estar prontas e salvas num formato reconhecido pelo programa, como JPG.
Olá estou bolando uma historia em quadrinhos, estou no esboço ainda, mas tenho umas duvidas: como colorir? quero dizer , depois de desenhar com nankim, que material uso para colorir? aquarela, lapis de cor, ..etc? Como fazer os baloes com texto? qual papel é mais indicado para o desenho?
abraços
Miguel
Oi Miguel.
Essa não é uma resposta simples. Porque ninguém pode responder por você, porque cada pessoa tem sua opinião, a partir do seu modo de produção. O importante é testar, fazer. É o mais importante mesmo. Por isso, comece com os materiais que têm à disposição, que sejam simples lápis de cor, papéis de rascunho. Depois vá experimentando outros. Aos poucos, sem pressa. Entenda que não é o material que faz o artista e sim o que o artista faz com o que tem à disposição que faz a diferença. De todo o modo, esteja certo que vamos procurar ter mais conteúdos nesta linha aqui, indicações de artistas sobre seus materiais preferidos.
Valeu!
Manda um software de colorização também, por favor.
Podemos abordar sobre isso numa postagem futura. Valeu o retorno!