Categorias
Sem categoria

Erica Awano

Erica Awano será sempre lembrada pelo sucesso Holy Avenger, série na qual a artista ilustrou os roteiros de Marcelo Cassaro. Na época, a revista brasileira mais longeva (excluindo as produções de Mauricio de Sousa): lançada em 1999, chegou a 42 números mensais e venceu dois troféus HQ Mix (Melhor Revista Seriada, em 2002 e 2003).

Holy Avenger tem forte conexão com o RPG (Roleplaying Game, o jogo de interpretação de papéis): surgiu em Tormenta, universo de fantasia que também é uma criação brasileira. Apesar da última edição ter sido lançada em 2003, a comunidade de fãs seguem mantendo a série em evidência: já teve reedições em encadernados (a mais recente, da editora Jambô, em 4 volumes) e, em 2019, a dupla Cassaro e Awano lançou Holy Avenger: Paladina, uma sequência da série original com outros personagens (o primeiro volume em capa dura, com 128 páginas).

A arte de Erica é influenciada pelos mangás. Seus personagens são desenhados e arte-finalizados em traços bastante elegantes, que se somam a belas expressões faciais e corporais. Em 2018, foi a artista homenageada pelo FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.

Sua carreira iniciou em 1996, com a produção de roteiro e arte para histórias de Mega Man, personagem dos videogames que teve revistas no Brasil com produção de artistas nacionais. Ilustrou ainda para revistas sobre mangás e anime como Anime EX, Animax e Anime>Do[6] e livros de RPG.

Em 1998, primeira HQ com seu principal parceiro dos quadrinhos: a minissérie Street Fighter Zero 3, com roteiros de Marcelo Cassaro. Depois de Holy Avenger, a parceria seria também retomada em 2005, com a série DBride: A Noiva do Dragão, lançada em capítulos na revista de RPG Dragon Slayer e posteriormente compiladas em volume único.

Awano publicou ainda em antologias como Mangá Tropical (2003), 25 anos do Menino Maluquinho (2006), MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas (2009) e Memórias do Mauricio (2016). E, para o mercado estadosunidense, desenhou a série Alice No País das Maravilhas (editora Dynamite), com roteiro adaptado do original de Lewis Carrol por Leah Moore (filha de Alan Moore) e John Mark Reppion – lançada no Brasil em volume único, em 2015, pela Mythos.

Uma curiosidade é que Awano é criadora do pirata James K, sua irmã Anne e seu navio Bravado, criações que foram incorporadas em Holy Avenger.

Sobre a autora e obra:

Confira mais autores nipo-brasileiros de quadrinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *